Importância
A área coberta por florestas do Brasil equivale a 58,5% do seu território, cobrindo uma área aproximada de 498 milhões de hectares. Desse total, 98% correspondem a florestas naturais, enquanto apenas 2% são florestas plantadas. O setor florestal brasileiro, consolidado pela utilização de madeira oriunda de plantios florestais, vem se destacando cada vez mais no cenário mundial. O Brasil está entre os principais produtores de celulose, papel e painéis de madeira no mundo. No País, as regiões de maior destaque sempre foram o Sudeste e o Sul, com as maiores áreas de florestas plantadas, principalmente com espécies dos gêneros Eucalyptus e Pinus.
Nos últimos anos, a região centro-oeste tem se destacado no setor florestal brasileiro devido, principalmente, ao desenvolvimento deste no Mato Grosso do Sul, onde tem expandido, expressivamente, o setor de celulose e também outros segmentos da indústria de base florestal no Estado, como o de painéis, siderurgia a carvão vegetal, madeira serrada e, mais recentemente, o de biomassa para geração de energia. Com mais de 1,1 milhão de hectares de florestas plantadas, o Mato Grosso do Sul conta com a 3º maior área de florestas plantadas do país, impulsionada principalmente pela presença empresas globais do setor de papel e celulose, instaladas na região de Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Água Clara (municípios brasileiros líderes em área de florestas plantadas). Com a expansão da área plantada, o avanço das áreas ocupadas por florestas tem sido frequente em outras regiões do Estado nos últimos anos.
Verificada a importância do setor florestal para o Mato Grosso do Sul, a formação de profissionais cada vez mais qualificados e capazes de desempenhar as atividades ligadas ao setor, se torna de extrema importância para a consolidação e o contínuo crescimento do mesmo no Estado. Neste sentido, os eventos de divulgação técnica-científica favorecem o contato entre profissionais do setor com pesquisadores e estudantes de graduação relacionados a esta área, de modo a incentivar o desenvolvimento do setor florestal no Estado.
Portanto, o VIII SIMFLOR, realizado pelo curso de Engenharia Florestal da UFMS (câmpus de Chapadão do Sul/MS), se configura como uma excelente oportunidade para o envolvimento da comunidade acadêmica e civil, através da troca de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais que atuam em atividades voltadas ao setor florestal.